O bebê


O rosto do bebê começa a ter uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas cerca de 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pese menos de 15 gramas.

Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

O feto se mexe se alguém cutuca a minha barriga, mas ainda não consigo sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.

O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.


A mamãe:


O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que estou entrando no segundo trimestre, acabo não tendo como fugir das roupas mais folgadas.


Um dos Nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê


Ácido fólico:

É um componente fundamental do líquor e ajuda a fechar o tubo que abriga o sistema nervoso central; além disso, auxilia na síntese do DNA e na função cerebral.

Onde encontrar: verduras escuras, como por exemplo o brócolis( 61 mcg), uma laranja grande (54 mcg)