Se você que está lendo, estiver na 14ª semana de gestação então:

Você atingiu a luz do fundo do túnel. Ao menos a luz no fim do primeiro túnel (haverão mais). Possívelmente você não se sentia tão bem há semanas. Se você não estiver se sentindo bem ainda, não se preocupe, você vai se sentir melhor em breve!
Aproveite esta suspensão temporária do mal estar. Se você não tiver se aproveitado do estado de grávida, recupere o tempo perdido durante esta semana. Durma bastante esta semana, faça seu maridão suprir todas as suas necessidades de grávida, deixe a sua mãe te tratar como um bebê, receba seuas amigos em sua casa, pegue um dia de folga do trabalho. Você consegue pensar em mais coisas, você é criativa...
Você nunca pensou que teria vontade de fazer "aquilo" novamente, certo? Como os seus níveis energia estão aumentando, o seu interesse no sexo pode aumentar também.
Se as tuas costas começaram a doer, você pode agradecer a outro hormônio, a relaxina. Ela faz jus ao nome, a relaxina relaxa os músculos e amolece as articulações do seu corpo para ajudar a expandir a sua pélvis e as articulações em seu quadril, dando-lhes a flexibilidade necessária para o parto. Tem ação importante no útero para que ele se distenda, a medida em que o bebê cresce. Uma forma de aproveitar a sua nova flexibilidade é fazendo aulas de ioga. A relaxina tem o seu pico de produção na 14ª semana, e permanece em seu sistema depois bebé nascer caindo rápidamente os seus níveis.
Se, nesta semana, você estiver sentindo um pouco de contrações ou sensações que seu corpo está se esticando, não entre em pânico. São seus ligamentos e seus órgãos em movimento para acomodar o seu bebê que não para de crescer. (Não se preocupe, todos os seus órgãos voltarão para o seu devido lugar logo após o bebê nascer.) O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.

Seu bebê


Pense nisso deste modo: Você já passou por um terço do caminho e o bebé está um terço do caminho pronto. Agora é que as "grandes coisas" acontecem (como o desenvolvimento do esqueleto e órgãos), o seu bebé inicia um período de rápido crescimento cerebral, acúmulo de gordura entre outros trabalhos.
Destaques desta semana incluem:
O seu bebê agora tem impressões digitais! Escreva isso no seu diário ou blog!!! Acredite ou não, ele criou as impressões digitais sozinho enquanto nadava no líquido amniótico. Conforme ele movias suas mãos a pele nas pontas dos seus dedos adquiria uma forma única, aquelas ranhuras. É por isso que ninguém sobre a terra tem as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos! Interessante, né? Agora os braços do bebê estão na proporção do seu corpinho, mas suas pernas ainda estão curtas em comparação ao resto do corpo.
Mecônio, também chamado de ferrado, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido. O intestino dele está começando a se carregar do mecônio nesta semana, o que significa que você não pode esquecer de comprar uma garrafa de azeite de oliva, uma das poucas coisas que pode tirar essa coisa pegajosa e, cá entre nós, nojenta do bum bum do seu bebê!
O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Você deve tentar ouvir o coração do bebê com aparelho de "Doppler". Não se assuste se não conseguir ouvir, um exame de ultra-som pode confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebê.
Seu bebê continua ganhando novos talentos impressionantes como a pratica e o controle de movimentos musculares voluntários (isto irá ajudá-lo a sujar a sua cozinha enquanto você estiver tentando alimenta-lo, mais isso é só mais tarde).
Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. Se você vai ter uma menina pode ser interessante saber que no momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, ela terá apenas 1 milhão e até que complete 17 anos, ela estará carregando cerca de 200.000 óvulos.