Outros destaques desta semana:

O meu bebê finalmente se transformou de um mini girino, em um, como posso dizer, um bebê. Não é apenas mais parecido com uma forma humana, mas a sua "cauda" (realmente só o desenvolvimento da medula espinhal) desapareceu e se juntou a coluna vertebral.

Agora ele tem os dedos das mãos e dos pés bem definidos, isso explicará o fluxo permanente de socos e chutes.

O esqueleto do pequeno está começando a crescer e endurecer. As orelhas estão começando a tomar forma e as pálpebras já não são mais transparentes. Os dentes estão começando a se formar, apesar de que não terá qualquer dente até seis ou sete (ou oito ou nove ou 10) meses após o nascimento.

O cérebro do bebê vai fazer uma marca incrível de 25.000 novos neurônios cada minuto desta semana. Embora eu possa sentir como se estivesse perdendo tantos quanto ele está ganhando, podemos assegurar-lhe que não é permanente.

Se você estiver grávida de um menino, ele começou a produzir o hormônio testosterona. E se for menino ou menina, os rins estão criando uma abundância de urina. Agora posse ser chamada de sortuda, pois nas próximas 30 semanas não trocarei fraldas...rsrss

A medida do bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 31 e 42mm, mais ou menos o tamanho de uma castanha do pará. À partir dessa semana podemos medir com mais precisão quanto o bebê está pesando. Antes, o seu peso era muito pouco para se levar em consideração a variação semanal. E o seu peso nessa semana vai estar em torno de 4 e 5 gramas.

Através da ultra-sonografia (marcada para dia 21/01- quinta-feira) já é possível medir a translucência nucal que pode afastar o diagnóstico de Síndrome de Down.