A Laila deve estar com 27 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar. As sobrancelhas e pálpebras estão totalmente formadas, e ela já tem unhas. De agora em diante, tudo o que disser, ela escuta. Hoje assim que acordei dei um bom dia para minha pequena e ela devolveu com um soquinho....

Estou meio desajeitada durante a gravidez.Mais pesada, o centro de gravidade do meu corpo mudou com o crescimento do útero e meus dedos e outras juntas estão mais frouxos devido aos hormônios da gestação. Saltos Altos...Adeus!

Dicas úteis:
É possível impedir o aparecimento das varizes?

Se não dá para evitar completamente, pelo menos dá para minimizá-lo. O primeiro passo é evitar pressão demais nas pernas durante a gravidez. Incorpore alguns hábitos descritos abaixo ao seu dia-a-dia, mesmo antes de ter o problema:

• Exercite-se diariamente -- vale até uma caminhada em ritmo mais acelerado em volta do quarteirão.

• Eleve seus pés e pernas sempre que possível: mantenha um banquinho ou uma caixa embaixo da sua mesa, e, quando estiver em casa, tente deitar sobre seu lado esquerdo, com os pés elevados por um travesseiro (e coloque outro nas costas para se manter nessa posição virada). Como a veia cava inferior fica do lado direito, ao se deitar do esquerdo, você alivia a pressão do útero contra a veia, diminuindo assim a pressão nas extremidades inferiores.

• Coloque meias elásticas ao acordar. Ao fazer isso antes de pôr os pés no chão, você impedirá acúmulo de sangue nas pernas. Guarde as meias em um criado-mudo próximo, assim elas estarão acessíveis para você vestir antes de se levantar. Caso você tenha um problema de varizes mais grave, seu médico poderá indicar meias elásticas de maior compressão -- fique prevenida de que elas são bem grossas e podem incomodar durante o verão.

• Não fique de pé por períodos prolongados.

• Não cruze as pernas ao sentar (depois de certa altura você já não ia conseguir esse feito).

• Saiba que o ganho excessivo de peso pode contribuir para o aparecimento de varizes.